Declaração REACH

Regulamento (CE) 1907/2006 sobre o Registo, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos (REACH)

WDS Component Parts (WDS) não fabrica e/ou importa substâncias estremes ou contidas em preparações.  WDS fabrica e importa os seus produtos, que são considerados artigos.  Contudo, estes artigos não possuem qualquer libertação intencional ou previsível, com se refere no documento da Agência Europeia dos Produtos Químicos‘Guia de orientação sobre os requisitos para substâncias presentes em artigos’ (RIP 3.8), razão pela qual não temos qualquer obrigação de registo ao abrigo do REACH.

A WDS é um ‘utilizador a jusante’ (i.e. usa uma substância, estreme ou contida numa preparação, no decurso das suas atividades industriais ou profissionais) e reconhece que tem de cumprir algumas obrigações.  Estas incluem:

  • aplicação de medidas de gestão de riscos identificadas pelo fornecedor e comunicadas por via das Fichas de Dados de Segurança (SDS), informação que deve ser transmitida a jusante da cadeia de fornecimento; e
  • consciencializar o fornecedor para a utilização que fazemos das substâncias para que o fornecedor possa incluir estes usos na avaliação de riscos e na informação de gestão nas SDS.

WDS já identificou as substâncias que utiliza no decurso das atividades industriais e começou a envolver os fornecedores no sentido de procurar obter da parte destes uma garantia formal quanto à sua intenção de dar cumprimento aos requisitos de registo do REACH.  Caso o nosso fornecedor esteja dependente de um interveniente a montante da cadeia de fornecimento para registar a(s) substância(s) que nos fornece(m), solicitamos-lhes que certifiquem as suas intenções de cumprirem o REACH, para que a(s) substância(s) que utilizamos possam continuar a ser utilizada(s) no futuro.

O presente documento fornece a necessária garantia de que WDS reconhece e está totalmente empenhada em satisfazer as suas obrigações REACH.  Se desejar debater em pormenor qualquer aspeto desta carta não hesite em contactar o Controlador de Qualidade pelo telefone +44 113 290 9852.